Inter-SM é punido pela Federação Gaúcha de Futebol

Inter-SM é punido pela Federação Gaúcha de Futebol

Foto: Renata Medina (Inter-SM)

Duelo entre Bagé e Inter-SM no Pedra Moura segue repercutindo

A partida Bagé 0 x 0 Inter-SM segue repercutindo. O Inter-SM recebeu a informação nesta quinta-feira (26) que foi punido com uma multa administrativa de R$ 5 mil, por suposta injúria racial. 


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Mesmo que o agressor não tenha sido identificado, o Alvirrubro terá que arcar com os custos. Em caso de reincidência, o clube poderá perder mandos de campo ou atuar com portões fechados.


Confira, a seguir, o que diz na publicação da FGF:


Inter-SM foi punido com multa de R$ 5 mil reais em razão de manifestações racistas de um torcedor do clube proferidas a uma gandula, na partida do dia 22 de junho, diante do Grêmio Esportivo Bagé, no Estádio Pedra Moura, pela 8ª rodada do Gauchão Série A2. A denúncia foi registrada em súmula e formalizada por meio de Boletim de Ocorrência Policial.

Conforme previsto no artigo 36 do Regulamento Específico da Competição (REC), o clube foi penalizado com o pagamento de multa, após apreciação da documentação e de parecer jurídico por parte da diretoria da Federação Gaúcha de Futebol - FGF. Apesar dos esforços da diretoria do Inter-SM, não foi possível a identificação do ofensor. O valor da multa será utilizado pela FGF para ações de apoio à vítima e fortalecimento da campanha Protocolo Zero, com especial destinação à comunidade da cidade de Santa Maria. Em caso de reincidência, conforme previsto no REC, o clube poderá receber sanção administrativa de jogar de portões fechados na partida subsequente da competição a ser realizada em seu estádio.

A edição de 2025 do Gauchão Série A2 é a primeira competição da FGF a contar com a implementação do Observador de Intolerância. Cabe a este profissional, designado pelo Observatório da Discriminação Racial no Futebol, auxiliar árbitros e árbitros assistentes em casos de discriminação e racismo nos estádios.

Desde 2024, a FGF, juntamente com a Odabá - Associação de Afroempreendedorismo, tem realizado ações de conscientização e divulgação do projeto "Protocolo Zero: Fim de Jogo para o Racismo”. Até o momento, na Divisão de Acesso, foram realizadas oito açõesEm Santa Maria, o evento ocorreu no dia 11 de junho, antes da partida entre Inter-SM e Glória, no Estádio Presidente Vargas. Ainda estão previstas mais sete ações, totalizando 15uma em cada estádio dos clubes participantes da competição.

FGF, Odabá e Observatório reforçam o compromisso com o enfrentamento ao racismo no futebol e reiteram que manifestações criminosas não serão toleradas.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Das Antenas aos Andes: santa-mariense que já alcançou o topo de 46 montanhas alerta para os perigos da atividade Anterior

Das Antenas aos Andes: santa-mariense que já alcançou o topo de 46 montanhas alerta para os perigos da atividade

Judocas do ATC disputam Campeonato Brasileiro na Bahia Próximo

Judocas do ATC disputam Campeonato Brasileiro na Bahia

Esportes